Você usa PrEP? Participe da pesquisa da Diadorim. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Diadorim quer conversar com pessoas que usam PrEP. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
saúde

Você usa PrEP? Participe da pesquisa da Diadorim

A Diadorim quer conversar com pessoas que usam PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) no Brasil, para entender as dificuldades e o funcionamento do serviço no país. Você é uma delas ou conhece alguém? Participe da nossa pesquisa, através do formulário que lançamos. E não se preocupe: a gente se compromete com o sigilo de suas informações pessoais.

Atualmente, pouco mais de 83 mil pessoas usam PrEP no país — 11.857 delas começaram nos dois primeiros meses de 2024. Os dados são do Ministério da Saúde e estão disponíveis em um monitor online que compila informações relacionadas à distribuição do medicamento, considerado um marco no controle e prevenção de HIV/Aids. 

Diadorim no seu celular

Já conhece nossos canais no Telegram e WhatsApp? Acompanhe as nossas notícias também por mensagem. É de graça!

entrar

A PrEP é disponibilizada gratuitamente no SUS desde 2018, mediante acompanhamento médico. A profilaxia é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) e pode ser usada diariamente ou sob demanda. Utilizada da maneira correta, ela diminui em mais de 90% o risco de contaminação. 

De acordo com o Painel PrEP, a maioria dos usuários brasileiro hoje é homem cis gay ou que faz sexo com homem (82%), branco ou amarelo (55%), com idade entre 30 e 39 anos (41,7%) e 12 anos ou mais de escolaridade (71%). Perfil que se mantém desde o início do programa.

Publicidade

Publicidade

leia+