Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Fotos: PT e Agência Brasil
Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Fotos: PT e Agência Brasil
eleições 2022

Tarcísio ignora LGBTI+, enquanto Haddad tem 10 propostas para a população

Pelos próximos quatro anos, o estado de São Paulo pode ser administrado por um governador sem nenhuma proposta oficial voltada à população LGBTI+. Enquanto Fernando Haddad (PT) firmou mais de dez compromissos com a comunidade, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não faz qualquer citação a ela em seu programa de governo. Tarcísio, que é ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL), lidera as pesquisas de intenção de voto.

Nesse ponto, a disputa estadual se assemelha à nacional. Assim como seu apadrinhado, Bolsonaro também não menciona a sigla LGBTI+ em suas propostas, diferentemente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiado por Haddad.

A Diadorim analisou os programas de governo apresentados à Justiça Eleitoral. Trata-se de um documento oficial, exigido de todos os candidatos que disputam cargos no Poder Executivo.

Em suas 43 páginas, o plano de Tarcísio chega a listar ações para grupos específicos, como famílias de baixa renda e população em situação de rua. No entanto, não há menção às populações negra, indígena e LGBTI+.

Em entrevista ao G1 em agosto, Tarcísio se esquivou ao ser indagado sobre a ausência da população LGBTI+ em seu programa de governo. O candidato alegou que o documento apresenta apenas “linhas muito gerais” das ações a serem desenvolvidas e garantiu que, se eleito, o grupo estará presente em seu governo. “Elas [pessoas LGBTI+] terão políticas públicas vivas, voltadas para elas, contra a discriminação, que favoreçam o empreendedorismo, a inserção no mercado de trabalho”, afirmou.

doe um acué!

ajude a Diadorim. doe via pix ou se torne assinante.

Apoie

Após muita insistência do jornalista Alan Severiano, que conduzia a entrevista, Tarcísio citou a criação de uma linha de crédito para financiar e orientar negócios de pessoas LGBTI+ como uma de suas propostas para essa população.

Ex-ministro da Educação de Lula, Haddad tem uma seção específica para a população LGBTI+ em seu plano de governo de 144 páginas. Entre as propostas estão a elaboração de um plano estadual de enfrentamento à violência LGBTIfóbica e a criação de um programa semelhante ao Transcidadania, iniciativa de qualificação e empregabilidade trans desenvolvida no período em que Haddad ocupou a Prefeitura de São Paulo.

Outras promessas são promover políticas anti-LGBTIfobia nos ambientes escolares, instituir um centro de formação de agentes de saúde especializados em saúde LGBTI+, capacitar servidores públicos contra a LGBTIfobia e fomentar a Parada LGBTI+ da capital.

Leia todas as propostas de Haddad para a população LGBTI:

Publicidade

Publicidade

leia+