editorial

A Diadorim precisa de você; apoie o jornalismo LGBTI+

O trabalho da agência só é possível graças às pessoas aliadas; você também pode nos apoiar fazendo uma doação

A Diadorim foi lançada em janeiro de 2021, e, desde então, já publicamos mais de 50 textos, entre reportagens, entrevistas e opiniões, com foco irretocável nos direitos da população LGBTI+ do Brasil. Nós temos orgulho de dizer que somos uma agência de jornalismo independente e fora do armário. Estamos atentos, sempre, para fiscalizar o poder público, denunciar violências e promover um debate plural e crítico.

A gente se dedica, incansavelmente, a esse jornalismo democrático, porque sabe que a informação livre é uma das maneiras de enfrentar retrocessos.

Em 1 ano, mostramos, por exemplo, que o Brasil tem 34 projetos de lei contra a linguagem neutra e que, em São Paulo, a legislação pioneira para combater LGTIfobia tem baixa aplicabilidade. Explicamos os impactos da ausência de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo brasileiro, contamos que o Ceará é um dos lugares mais violentos para travestis e transexuais. Entrevistamos autoridades, pesquisadores e artistas que nos ajudam a traçar um panorama da história LGBTI+ do país. E mais: publicamos opiniões diversas, de muitas pessoas, sobre temas e questões comuns a todos nós.

Foi com profissionalismo que conquistamos parcerias. Já assinamos textos com sites como Brasil de Fato e Marco Zero Conteúdo – incluindo a reportagem “Com políticas públicas esvaziadas, Pernambuco enfrenta ‘onda de ataques transfóbicos’”, uma das finalistas do 26º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Profissional Internet. Além disso, nossos conteúdos vêm sendo republicados em veículos de comunicação como Ponte Jornalismo, Brasil247, Metrópoles e OpenDemocracy e repercutido em reportagens da Folha de S,Paulo, O Globo e Le Monde Diplomatique Brasil.

Em 2021, a Diadorim ainda foi selecionada para o projeto “Acessibilidade jornalística: um problema que ninguém vê“, do Google News Initiative Innovation Challenge, desenvolvido pela Marco Zero Conteúdo, a Universidade Católica de Pernambuco e sites de mídia independente no Nordeste.

Seu apoio é muito importante

Agora, no ano de eleições, nós queremos fazer mais. Muito mais. Para isso, precisamos de sua colaboração, porque fazer jornalismo também requer investimento: em conteúdo, estrutura e remuneração de colaboradores. O trabalho da Diadorim só é possível graças às pessoas aliadas, que acreditam no nosso projeto. Você também pode nos apoiar fazendo uma doação. Todo valor nos ajuda a manter os custos básicos da agência e a torná-la sustentável. Nós lançamos duas formas de doação:

Confira os detalhes e regras, clicando aqui. Nossa meta anual é arrecadar pelo menos R$ 10 mil, o que garante a manutenção do nosso site e nos permite produzir ainda mais conteúdos exclusivos e de interesse público. Ajude a Diadorim. ​A gente conta contigo.

Publicidade

Publicidade

leia+