A procuradora Denise Guimarães durante a reunião do Colégio de Procuradores. Foto: Divulgação
A procuradora Denise Guimarães durante a reunião do Colégio de Procuradores. Foto: Divulgação
justiça

‘Representa a minha crença’: procuradora do MP-AL pede desculpa por fala LGBTfóbica

Em nota, a funcionária pública argumentou que sua fala foi tirada de contexto

Após ter uma fala LGBTfóbica vazada, a procuradora Denise Guimarães de Oliveira, do MP-AL (Ministério Público de Alagoas), emitiu nota pedindo “escusas” a quem se ofendeu. “A ausência de contextualização proporcionou inferência de manifestação homofóbica”, argumentou, sem explicar a que se referia.

“A referência bíblica transcrita, reafirmo, não contextualizada, representa a minha crença, mas não implica qualquer desrespeito à liberdade de crença ou não dos seres humanos”, escreveu a funcionária pública.

O Ministério Público de Alagoas afirma que a nota foi enviada para a imprensa a pedido da procuradora, e que se trata de “manifestação pessoal dela”. Até o momento, o órgão não abriu investigação para apurar o caso.

O vídeo que mostra a procuradora conversando com o também procurador Marcos Barros Méro, durante uma sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AL, realizada na última quinta-feira (14 mar.), em Maceió, foi divulgado em primeira mão pela Diadorim. Sem perceber que o microfone estava aberto, ela falou: “Deus disse: ‘Crescei e multiplicai’. Quem disser que esse tais LGBT multiplicam, eu calo”.

O Grupo Gay de Maceió se manifestou na última segunda (18 mar.), pedindo uma retratação à funcionária do MP-AL. “A gente se multiplica de todas as formas, procuradora”, rebateu Messias Mendonça, presidente da organização. “Nós nos multiplicamos adotando e acolhendo filhos abandonados por héteros, nós multiplicamos dividindo o pão com outras pessoas, nós multiplicamos dando afeto e amor”.

Publicidade

Publicidade

leia+