Marcha Transmasculina terá concentração no Masp. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Evento terá concentração no Masp. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
direitos humanos

SP terá primeira Marcha Transmasculina, neste domingo (3), na Paulista

No próximo domingo (3 mar.), ocorre a primeira edição da Marcha Transmasculina de São Paulo, na avenida Paulista. O evento é organizado pelo núcleo regional do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat), junto com uma rede voluntária. O ato celebra a visibilidade de homens trans e pessoas transmasculinas e reivindica a garantia de direitos dessa população.

“Vamos ocupar as ruas por visibilidade, resgate da memória, respeito e sobretudo para reivindicar nosso direito à vida com dignidade. Em todos os anos eleitorais as nossas pautas são vistas como moeda de troca ou irrelevantes seguida de declarações reducionistas como ‘não é hora de falar de pautas identitárias’. Ao ouvir comentários como esse imediatamente entendo que ainda não fomos vistos como pessoas, apenas como uma condição ainda sem direito à humanidade”, comenta Kyem Ferreiro, coordenador do IBRAT-SP e um dos idealizadores da Marcha Transmasculina, em entrevista ao site Mundo Negro.

Na ocasião, será lança uma Carta de Compromisso com o Movimento Transmasculino a ser entregue aos candidatos e candidatas que concorrerão na eleições municipal de 2024. O objetivo é que eles se comprometam com pautas importantes para esse grupo.

Um dos pontos principais é o acesso a saúde especializada. Em março de 2023, a Diadorim mostrou as dificuldades enfrentadas por homens trans com a alta do Deposteron — usado no tratamento hormonal de homens trans — e falhas do atendimento no SUS.

O evento se concentrará no vão do Masp, a partir das 14h, com oficinas e ações de saúde sexual. Em seguida, os participantes sairão em caminhada até a praça Dom José Gaspar, no Centro, onde ocorrem apresentações artísticas.

Publicidade

Publicidade

leia+