Rita von Hunty durante aula inaugural do curso de promoção e defesa dos direitos LGBTQIA+. Foto: Stéff Magalhães/MDHC
Rita von Hunty durante aula inaugural do curso. Foto: Stéff Magalhães/MDHC
educação

Ministério relança curso de promoção e defesa dos direitos LGBTQIA+

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) anunciou o relançamento do curso Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ como parte das ações realizadas no Dia de Enfrentamento à Violência contra as Pessoas LGBTQIA+, celebrado anualmente em 17 de maio. A formação é gratuita e as inscrições estão disponíveis na plataforma Escola Virtual de Governo.

Doe um acué!

Ajude a Diadorim. Doe via pix ou se torne assinante.

Apoie

O curso aborda aspectos específicos de violência, exclusão, discriminação e desigualdade vivenciados por essa população, além de oferecer estratégias para a promoção, garantia e defesa de seus direitos. A aula inaugural foi ministrada na terça-feira (16 mai.) pela drag queen Rita von Hunty e transmitida ao vivo pelo canal do MDHC no YouTube.

Uma das metas é sensibilizar e mobilizar profissionais e indivíduos que atuam na efetivação e defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+, promovendo uma cultura de reconhecimento, valorização e respeito à diversidade. Para isso, foram realizadas atualizações no conteúdo, incluindo conceitos, dados e informações sobre o tema, bem como a produção de novos materiais, como diagramações, vídeos e metodologias.

O curso foi desenvolvido em 2018, no âmbito do Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH), e ficou disponível por mais de um ano antes de ser suspenso em 2019. Durante esse período, recebeu mais de 20,5 mil inscrições e emitiu mais de 7,7 mil certificados, demonstrando a alta demanda por formação nessa área.

Publicidade

Publicidade

leia+