

Plataformas reúnem opções de todas as regiões do país; número recorde de candidaturas pode ampliar representatividade
O país tem quase o dobro de candidatos LGBTI+ concorrendo nas eleições deste ano em comparação com 2018, aponta a organização VoteLGBT. No último pleito geral foram 157, contra 312 identificadas até o momento.
O desafio é converter o número maior de candidaturas em mais cadeiras efetivamente cadeiras no Legislativo e no Executivo. Em 2018 foram 96 pessoas LGBTI+ concorrendo às assembleias estaduais, mas somente 6 delas foram eleitas, por exemplo. Enquanto isso, essas casas tiveram mais de 120 projetos de lei LGBTIfóbicos foram apresentados, com alguns deles tendo sido aprovados.
Em 2 de outubro, 156,4 milhões de eleitores brasileiros devem ir às urnas para escolher seus candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Com o objetivo de aumentar a diversidade na política, iniciativas de organizações reúnem candidaturas LGBTI+ ou de pessoas comprometidas com a defesa dessa população. Veja quais são:
A organização mapeou mais de 300 candidaturas de pessoas LGBTI+ ao redor do país. Todas elas se cadastraram na plataforma, fazendo uma autodeclaração de identidade de gênero e orientação sexual. Também estão disponíveis informações sobre raça/cor, prioridades de campanha e o número que deve ser digitado na urna.
Com exceção de Rondônia, candidaturas de todos os estados e do Distrito Federal foram identificadas. A maioria delas disputa uma vaga de deputado estadual ou federal.
Basta acessar este link e visualizar a lista de candidaturas do seu estado.
O programa Voto com Orgulho, produzido pela Aliança Nacional LGBTI+, reúne mais de 200 candidaturas em 26 unidades da federação. Para participarem da iniciativa, os candidatos precisam assinar um termo em que se comprometem a apoiar algumas propostas mínimas voltadas a essa população.
Nem todas as candidaturas que integram a lista são de pessoas LGBTI+: um dos diferenciais do programa é a possibilidade de que aliados também declarem seu apoio à causa.
Acesse este link e role a página até encontrar o seu estado.
Ficou com dúvidas sobre alguma candidatura? No sistema Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível descobrir quem doou para a campanha, onde os recursos foram alocados, além de ter acesso a informações básicas como ocupação, escolaridade e bens declarados. Também estão disponíveis os planos de governo dos candidatos a governador e presidente. Veja aqui.