Urna Eletrônica. Foto: Roberto Jayme/TSE
eleições 2022

Brasil tem número recorde de candidaturas LGBTI+ em 2022

Levantamento da organização VoteLGBT mapeou 214 candidatos de todas as regiões do país

O Brasil terá 214 candidatos LGBTI+ nas eleições de 2022, de acordo com o mapeamento feito pela organização #VoteLGBT. Os dados foram levantados a partir dos registros da Justiça Eleitoral, com base em um cadastro prévio feito pelos candidatos em uma plataforma da ONG.

doe um acué!

Ajude a Diadorim. Doe via pix ou se torne assinante.

Apoie

O número de candidatos de 2022 ultrapassa em 36,3% o de quatro anos atrás, quando a VoteLGBT mapeou 157 candidaturas.

“O resultado destas eleições até aqui é histórico”, afirma a socióloga Evorah Cardoso, integrante da organização. Segundo ela, “em um contexto totalmente adverso, de uma reforma eleitoral que reduziu pela metade a quantidade de vagas dos partidos nas urnas, as candidaturas LGBT+ conseguiram um novo recorde”.

Dos 214 candidatos dissidentes de gênero e sexualidade, apenas dois candidatos têm mais de 60 anos. A maioria, 69,15%, tem entre 20 e 39 anos de idade.

Quanto aos cargos, os pleiteantes a uma cadeira nas assembleias legislativas estaduais (121) representam 56,54% do grupo. Já as candidaturas à Câmara Federal são 81, ou 37,85% do total. Apenas uma pessoa, entre os autodeclarados LGBTI+ apurados vai concorrer para governadora, na Paraíba. Três são os candidatos ao Senado.

Depois de duas candidaturas coletivas terem sido eleitas em 2018, a Bancada Ativista, em São Paulo, e a Juntas, em Pernambuco, este ano serão 39 coletivos disputando cargo de deputado estadual (27), federal (10) e distrital (2). Em 51,28% destes, um LGBTI+ é o principal nome do grupo.

Publicidade

Publicidade

leia+