A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP). Foto: Alesp
eleições 2022

Erica Malunguinho anuncia que não disputará eleição em outubro

Deputada não justificou a desistência, mas garantiu que vai seguir engajada na política

A deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), primeira mulher trans eleita para uma casa legislativa estadual no Brasil, desistiu da candidatura à Câmara Federal nas eleições de outubro. A decisão foi anunciada por ela na segunda-feira (8 ago.), em uma postagem nas redes sociais. A parlamentar não justificou por que decidiu fazer essa “mudança de rota”, mas afirmou que vai continuar engajada na política.

“A gente vai eleger a maior bancada de pessoas pretas, de LGBTs, de mulheres e de indígenas da história desse país. E não necessariamente precisa ser eu”, afirmou Malunguinho em entrevista ao site Alma Preta. Ela descartou concorrer a um novo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e confirmou a retirada de sua candidatura à Câmara dos Deputados, mas garantiu que vai trabalhar para eleger outras candidaturas “radicalmente comprometidas” com as lutas de raça e gênero.

A parlamentar declarou também que não entende a política como um espaço “sacralizado” e que enxerga outras formas de atuar para além do parlamento. “A gente faz política em muitos lugares, em todos os lugares. Fazer política é agir na coletividade, interferir na sociedade”, disse. A psolista havia feito o pré-lançamento de sua campanha em março, no Aparelha Luzia.

Erica Malunguinho foi eleita em 2018 com 55,2 mil votos. Em entrevista à Agência Diadorim, em junho do ano passado, ela relatou ter recebido ameaças pessoais ao longo da atual legislatura, marcada por tentativas de votação de projetos de lei anti-LGBTI+ na Alesp. Seu mandato em São Paulo segue até março do ano que vem.

Publicidade

Publicidade

leia+