Reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
LGBTIfobia

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares é acusado de transfobia contra secretária

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, foi acusado de transfobia após episódio ocorrido dentro da instituição de ensino, no final de julho. A secretária administrativa Maya Schneyder, 46, que é travesti, afirma que Vicente a tratou de forma desrespeitosa e se referiu a ela, mais de uma vez, com pronomes masculinos.

De acordo com Schneyder, no dia 22 de julho, enquanto ela trabalhava na produção de um evento organizado pela Universidade, foi surpreendida pelo reitor com uma abordagem violenta. Prestadora de serviço temporário, ela estava numa sala acompanhada de outra funcionária da instituição.

“[Ele] Virou para mim e me questionou de forma direta perguntando: ‘O que o senhor está fazendo aqui?’”, relatou em texto nas redes sociais.

Maya Schneyder diz que, além de explicar o que estava fazendo, corrigiu o pronome usado pelo reitor. Apesar disso, continuou sendo tratada com expressões como “moço” e “ele”.

O caso foi divulgado pelo coletivo Arocuhianos. No dia 29 de julho, o grupo disse ter enviado uma denúncia formal, por e-mail, para parlamentares, Prefeitura, governo de São Paulo, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Defensoria Pública e Ministério Público.

No dia 30, a Universidade Zumbi dos Palmares divulgou uma nota, em nome do reitor José Vicente, afirmando que “repudia veementemente qualquer tipo de preconceito, racismo, homofobia e transfobia” e que ele “não cometeu quaisquer atitude desta natureza”.

“Na ocasião mencionada pela prestadora de serviço terceirizada na denúncia, o reitor elucida que apenas questionou o fato dela não estar atuando em seu posto de trabalho”, diz o texto. “Em razão das infundadas acusações, bem como, em virtude das calúnias e difamações proferidas, as medidas legais serão adotadas.”

Publicidade

Publicidade

leia+