Rayan Dutra, Marta, Ana Marcela Cunha e Rafaela Silva. Fotos: Divulgação
Rayan Dutra, Marta, Ana Marcela Cunha e Rafaela Silva. Fotos: Divulgação
esporte

Brasil é o segundo país com mais atleta LGBTQIA+ nas Olimpíadas; veja lista

Pelo menos 155 atletas LGBTQIA+ do mundo todo estão competindo nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, de acordo com um levantamento feito pelo site esportivo OutSports, a partir de declarações públicas.

O Brasil é o segundo país com mais atletas LGBTQIA+ nas Olimpíadas: são 24 (o dobro de Tóquio, em 2021). No topo da lista estão os Estados Unidos, com 29.

assine nossa newsletter

Entre para O Vale. Receba os nossos destaques e um conteúdo exclusivo. Tudo direto no seu e-mail.

Ao se cadastrar, você aceita a política de privacidade da Diadorim.

Conheça os atletas LGBTQIA+ do Brasil nas Olimpíadas:

Adriana Silva, futebol
A jogadora namora a empresária Nathalia Castro desde 2016. Além dos registros do dia a dia, a empresária também coleciona fotos nas arquibancadas vestindo camisetas da seleção com o nome de Adriana.

Ana Carolina Azevedo, atletismo
Ana Carolina Azevedo, velocista que compete nas provas dos 100m e 200m rasos, estará nos Jogos Olímpicos ao lado da noiva, a boxeadora Bia Ferreira. As duas se conheceram na Vila Olímpica do Japão, onde Bia competiu pelos 200m.

Ana Carolina Da Silva, vôlei
A jogadora, mais conhecida como Carolana, também é casada com uma colega de quadra, a holandesa Anne Buijs. Carolana e a ponteira holandesa estão juntas desde 2016 e se casaram em março de 2023.

Ana Marcela Cunha, natação
A campeã olímpica de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, 32 anos, compete desde a adolescência. Em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ela dedicou a medalha de ouro a “todos aqueles que lutaram pela defesa dos direitos das mulheres e das pessoas LGBT”. Em junho de 2022, Ana Marcela assumiu o relacionamento com a preparadora física Juliana Melhem, com quem se casou em março de 2023.

Ana Patrícia, vôlei de praia
Ao lado da parceira de quadra Duda, Ana Patrícia é uma das favoritas à medalha nos jogos olímpicos. Como campeãs de quatro das últimas seis etapas do Elite16, a principal competição da modalidade no mundo, a dupla brasileira chega como favorita para subir ao pódio na capital francesa. Em seu Instagram, há algumas publicações para a namorada, a personal Nycaelle Maia.

Arthur Nory, ginástica
O ginasta, que levou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, assumiu o namoro com o analista de marketing João Otávio Tasso em 2021. Nory e Rayan Dutra, também da ginástica brasileira, são os únicos homens da modalidade assumidos até o momento para os Jogos Olímpicos.

Babi Arenhart, handebol
A goleira de 34 anos levanta a bandeira LGBTQIA+ abertamente. Em texto publicado pelo portal Olimpíada Todo Dia, ela escreveu sobre o preconceito contra a população LGBTQIA+. “Todos nascemos e vivemos da maneira que escolhemos. Não entendo como as escolhas de outros podem ser um problema da sociedade”.

Beatriz Ferreira, boxe
Bicampeã mundial e medalha de prata na Olimpíada de Tóquio, a brasileira chega como uma das favoritas à medalha de ouro nos Jogos de Paris. Em entrevista à Marie Claire, Bia diz que sempre teve apoio familiar quanto a sua sexualidade e nunca deixou as pessoas opinarem sobre a sua vida pessoal: “Muita gente acha que sou lésbica porque luto boxe e uma coisa não tem nada a ver com a outra”. Há dois anos Bia namora e divide casa em São Paulo com Ana Carolina Azevedo, atleta da seleção brasileira de atletismo.

Bruna de Paula, handebol
Um dos destaques da seleção brasileira desde as Olimpíadas de Tóquio, Bruna namora há um ano a também jogadora de handebol húngara Fodor Csenge. No Instagram, Bruna homenageou a namorada pelo aniversário de um ano de namoro. “Eu encontrei o amor. Obrigada por esses 365 dias, a vida é muito melhor ao seu lado. Eu te amo, meu amor”.

Gabi Guimarães, vôlei
A atual capitã da seleção manteve um discreto relacionamento com a ex-jogadora Sheilla Castro. As duas nunca assumiram o namoro publicamente, mas eram vistas juntas com frequência e tinham até fã-clube, “Sheibi”.

Izabela da Silva, lançamento de discos
Atual campeã pan-americana e finalista em Tóquio 2020, Izabela também faz muitas declarações à namorada Gabriela.

Lauren Leal, futebol
A jogadora de futebol profissional brasileira joga como zagueira do clube Kansas City, dos Estados Unidos. A zagueira namora a atleta do Fluminense Milena.

Lorena Silva, futebol
Atual goleira do Grêmio e da seleção, Lorena é casada e recentemente contou em suas redes sociais que a família de sua esposa foi afetada pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Ela fará sua primeira participação em Olimpíadas.

Luciana Maria, futebol
A também goleira da seleção faz frequentes declarações à companheira Gabriela em suas redes sociais. No último dia dos Namorados, escreveu: Feliz nosso dia. Obrigada por compartilhar momentos incríveis e especiais ao seu lado. Te amo minha eterna namorada.

Marina Fioravanti, rugby
Fioravanti é natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde a seleção brasileira terminou na 11.ª colocação. Em 2023, ela conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile.

Marta, futebol
Jogadora do Orlando Pride e da Seleção Brasileira, Marta namora há dois anos com a colega de time Carrie Lawrence. Recentemente, ela também usou as redes sociais para homenagear sua namorada. “Estou tão grata por poder compartilhar minha vida com uma pessoa tão maravilhosa como você. Que não só hoje, mas todos os dias da sua vida sejam repletos de felicidade e conquistas. Te amo muito!”, escreveu.

Nick Albiero, natação
Primeiro nadador brasileiro assumidamente gay a competir nas Olimpíadas, Nick Albiero, 24 anos, nasceu e cresceu nos Estados Unidos. Em 2023, ele se mudou para Belo Horizonte para competir representando o Brasil. Nas redes sociais, o atleta posta fotos de competições e também apoio às questões LGBTQIA+. Além de Nick, há somente mais um nadador masculino assumido participando dos Jogos de Paris, Dan Jervis, da Grã-Bretanha.

Patrícia Matieli, handebol
É jogadora do MKS Zagłębie Lubin, na Polônia, e da Seleção Brasileira. Em 2021, participou das Olimpíadas em Tóquio, na qual o Brasil terminou em 11º lugar. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, conquistou medalha de ouro com a seleção.

Rafaela Silva, judô
Medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, ouro no Mundial de 2022 e no Pan-Americano de 2023, Rafaela Silva se casou, em 2020, com a também judoca Eleudis Valentim. Elas estão juntas desde 2019.

Rayan Dutra, ginástica
Rayan Dutra é bissexual. Em 2023, ele levou para casa a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos em Santiago.

Rosamaria Montibeller, vôlei
A jogadora de vôlei e medalhista olímpica Rosamaria Montibeller, 30 anos, se destacou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e, atualmente, se prepara para competir em mais uma Olimpíada. Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, Rosamaria revelou que sua namorada, a advogada Cristal Mastrangelo, estará torcendo por ela pessoalmente em Paris, junto da família da atleta.

Tainá, futebol
Tainá Borges compõe a linha de defesa do Brasil e também compartilha o amor com a namorada Rebecka Caroline nas redes. A goleira faz postagens de fotos e vídeos das duas no Instagram.

Tamires Dias, futebol
A lateral da seleção namora a cantora Gabi Fernandes. As duas assumiram o relacionamento em agosto de 2022, mas eram shippadas por internautas bem antes disso. Elas se conheceram por meio da zagueira Érika, que era companheira de time de Tamires no Corinthians e amiga da cantora.

Tarciane Lima, futebol
A zagueira. que também participa das Olimpíadas pela primeira vez, também mandou recado para sua namorada enquanto treina em Paris para o início dos Jogos. “Matando aquela saudade do meu amor”.

Publicidade

Publicidade

leia+