Editora da Diadorim fala sobre jornalismo LGBTQIA+ no Festival 3i, no Rio
No próximo dia 14, a Diadorim participa do Festival 3i, organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), à qual a agência é associada. O festival ocorre no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de junho, e é um dos principais encontros de jornalismo e empreendedorismo da América Latina.
Durante o evento, a jornalista Camilla Figueiredo, cofundadora e editora da Diadorim, vai apresentar o caso “Falando por e para a população LGBTQIA+”, sobre o trabalho da agência, que desde 2021 produz reportagens, notícias e entrevistas focadas nos direitos da população LGBTQIA+ brasileira.
Esta é a quinta edição do Festival 3i. Neste ano, entre os temas abordados estão o impacto da inteligência artificial no jornalismo e na sociedade, o impasse na regulamentação das redes sociais no Brasil, a remuneração da imprensa pelas big techs e a cobertura das eleições 2024.
O evento contará com especialistas nacionais e internacionais, incluindo Laura Becana Ball (Espanha), Anna Brugmann (EUA), Taylor Owen (Canadá), Anya Schiffrin (EUA) e Michael Markovitz (África do Sul). Eles discutirão temas como liberdade de imprensa, jornalismo local e impacto das mídias.
Entre os brasileiros confirmados estão Nina Santos (Aláfia Lab), Theo Ruprecht (Ciência Suja), Fabiana Moraes (The Intercept Brasil) e Taís Gasparian (Instituto Tornavoz).
Representantes de veículos sul-americanos como Alejandro Valdez (El Surtí, Paraguai) e Mauricio Cabrera (Story Baker, México) também participarão, além de várias organizações brasileiras como Marco Zero Conteúdo, Alma Preta, Mobile Time, Revista AzMina e Agência Pública.
A programação inclui debates, workshops e apresentações, com destaque para o estudo da ESPM sobre o uso de inteligência artificial por jornalistas brasileiros. O evento também lançará o Oasis, projeto que investiga sustentabilidade e inovação em jornalismo digital em mais de 40 países, incluindo pela primeira vez veículos brasileiros.