

Nesta quinta-feira (8 mai.), durante a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ em São Paulo, um serviço gratuito estará disponível para facilitar o processo de retificação de nome para pessoas transgênero. A iniciativa “Me Chame Pelo Meu Nome” é custeada pela cerveja Amstel e tem como objetivo retificar um total de 400 documentos.
Além da retificação do registro, a ação também oferecerá um serviço de acolhimento social em parceria com o coletivo PoupaTrans, que estará disponível para esclarecer dúvidas sobre a retificação de nome. Cerca de 600 pessoas terão a oportunidade de receber esse suporte durante o evento.
A iniciativa busca promover a inclusão e o respeito às identidades de gênero, oferecendo suporte e orientação para que as pessoas transgênero possam ter seus nomes corretamente refletidos em seus documentos oficiais. A ação é mais um passo na luta pela igualdade e reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQ+.
Desde 2018, um provimento publicado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) orienta o processo de retificação de nome e gênero no registro civil. Isso pode ser feito por pessoas maiores de 18 anos diretamente nos cartórios.
Com informações da Agência Brasil