Cinco livros para entender o movimento LGBTQIA+ no Brasil
Estamos no mês de comemoração do Orgulho LGBTQIA+ e a comunidade ainda tem que reivindicar muitos direitos no Brasil. Sabendo da importância de conhecer a história para compreender o presente, a Diadorim selecionou cinco livros importantes para entender a trajetória do movimento LGBTQIA+ no país.
“Na trilha do arco-íris” (2009)
A obra escrita por Regina Facchini e Júlio Simões oferece ao leitor um panorama de fatos históricos, curiosidades e casos verídicos relacionados à história das pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Além deste livro, lançado em 2009, Facchini também é autora de “Sopa de Letrinhas, Movimento Homossexual e Produção de Identidades Coletivas nos Anos 90” (2006) e editora da coletânea “Direitos em Disputa – LGBTI+: Poder e Diferença no Brasil Contemporâneo” (2021).
“Devassos no paraíso: A Homossexualidade no Brasil, da Colônia à Atualidade” (1986)
Um dos livros mais relevantes para entender a trajetória da homossexualidade no país, “Devassos no paraíso” foi escrito por João Silvério Trevisan, autor que também integrou a equipe do jornal “Lampião da Esquina”, uma importante publicação para a imprensa gay no Brasil, que circulou de 1978 a 1981. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1986, já está na quarta edição e continua impulsionando o estudo e o debate das questões LGBTQIA+.
“Imprensa gay no Brasil: Entre a Militância e o Consumo” (2012)
Neste livro de 2012 a jornalista Flávia Perét reconstrói quase meio século de história da imprensa homossexual no Brasil, desde as revistas gays dos anos 1960. A obra venceu o concurso Folha Memória, Programa de Orientação de Pesquisa em História do Jornalismo Brasileiro (Folha/Pfizer) e tem depoimento de João Silvério Trevisan.
“Além do Carnaval” (1999)
Considerada uma das obras mais importantes para compreender a homossexualidade e bissexualidade masculinas no Brasil, “Além do Carnaval” é resultado de uma pesquisa desenvolvida por James Green no recorte histórico do comportamento, especialmente durante o período do Carnaval, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“História do Movimento LGBT no Brasil” (2018)
Publicado em 2018 e com a parceria de James Green, Marcio Caetano, Marisa Fernandes e Renan Quinalha, “História do Movimento LGBT no Brasil” reconstrói momentos importantes para os 40 anos do movimento LGBTQIA+ no Brasil, sem perder a vista da diversidade que existe dentro deste grupo.