Autora teve 36 de seus 50 livros censurados pela ditadura militar. Foto: Reprodução/Vânia Toledo
Autora teve 36 de seus 50 livros censurados pela ditadura militar. Foto: Reprodução/Vânia Toledo
cultura

Podcast ‘Dissidentes’ reestreia com episódio sobre a escritora Cassandra Rios

Cassandra Rios (1932-2002), a escritora mais censurada pela ditadura militar no Brasil, é o tema do episódio de estreia da nova temporada do podcast “Dissidentes”, disponível nas plataformas digitais desde o dia 15 deste mês. O programa é produzido e apresentado pelo jornalista Renan Sukevicius, cofundador da Rádio Guarda-Chuva, apresentador na Rádio BandNewsFM e autor da coluna “Todas as Letras”, da Folha de S.Paulo.

Cassandra escreveu mais de 50 livros, a maioria deles proibidos ou censurados pelo regime militar brasileiro por serem considerados ofensivos à moral e aos bons costumes. Lésbica, suas obras mais famosas foram os chamados “romances de escândalo”, que exploravam temas como sexualidade, homossexualidade e incesto, considerados tabus na época.

Como resultado, Cassandra Rios sofreu perseguição e teve muitos de seus livros proibidos ou queimados em praça pública. Apesar da repressão, ela manteve-se ativa como escritora e ativista pelos direitos das mulheres e da liberdade de expressão.

Jornalista e podcaster Renan Sukevicius

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Histórias

Lançado em 2021, “Dissidentes” resgata histórias de pessoas LGBTQIA+ brasileiras. O sucesso da primeira temporada fez Renan Sukevicius investir em novos episódios, todos criados de forma independente.

“Meu desejo é que as pessoas se sensibilizem pelo trabalho desempenhado por organizações e profissionais do jornalismo independentes de grandes marcas. Tem um movimento muito potente e bonito acontecendo, basta ouvir”, afirmou o jornalista à Diadorim. Atualmente é ele o responsável por todas as etapas da produção do podcast, desde a ideia de pauta até a publicação.

Publicidade

Publicidade

leia+