Ex-deputado federal David Miranda ao microfone
Ex-deputado federal David Miranda. Foto: Divulgação
política

Morre David Miranda, ex-deputado federal, aos 37 anos

Internado em agosto do ano passado com infecção gastrointestinal, Miranda permaneceu nove meses na UTI; ele completaria 38 anos amanhã (10)

Morreu nesta terça-feira (9 mai.) o ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ). A informação foi confirmada pelo jornalista Glenn Greenwald, marido dele, em rede social. Miranda foi internado em 6 de agosto de 2022 na Clínica São Vicente, bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, com fortes dores abdominais decorrentes de uma infecção gastrointestinal. Após 9 meses lutando contra um quadro de septicemia, o ex-deputado não resistiu.

Na ocasião da internação, David Miranda pretendia concorrer à reeleição à Câmara Federal. Em setembro, no entanto, Greenwald pediu a retirada da candidatura do esposo, com quem teve três filhos e viveu por 18 anos.

“Quando David chegou ao hospital no último dia 6 de agosto, disseram-me que havia poucas chances de sobreviver naquela semana. Ouvi o mesmo 3 vezes desde então. Sendo David, recusou. Os últimos 4 meses deram à nossa família os mais belos momentos juntos”, postou Glenn.

História

Órfão de mãe aos 5 anos de idade, David foi adotado por uma vizinha e cresceu no bairro do Jacarezinho. Tornou-se jornalista e foi o primeiro vereador abertamente gay eleito vereador no Rio de Janeiro, em 2016, pelo Psol, partido ao qual se filiou dois anos antes.

Em 2018, concorreu a uma vaga de deputado federal e recebeu 17 mil votos. Tornou-se, então, o primeiro suplente do partido na Câmara. Em fevereiro de 2019, assumiu o posto após a renúncia de seu correligionário Jean Wyllys, que deixou o Brasil devido a ameaças.

Em janeiro de 2022, quando concorreria à reeleição, David Miranda deixou o Psol e se filiou ao PDT, partido do então candidato à Presidência Ciro Gomes.

Publicidade

Publicidade

leia+