Diadorim é selecionada pelo Fundo de Equidade para o Jornalismo, do Google
A Agência Diadorim está entre os 35 veículos de comunicação brasileiros selecionados para o Fundo de Equidade para o Jornalismo (News Equity Fund), da Google News Initiative. A iniciativa global visa apoiar jornalistas independentes e pequenos e médios canais que produzem conteúdo para comunidades sub-representadas.
Em nota oficial divulgada em 15 de novembro, o Google explica que quer “fortalecer um ecossistema de notícias diverso”. “Este fundo é um compromisso que assumimos para fazer isso acontecer e por meio dele iremos incluir e capacitar, no caso do Brasil, sites, jornais e rádios comunitárias de pequeno e médio porte de diversas regiões do país, criando uma rede de jornalismo para públicos sub-representados, e adicionalmente contribuindo com o combate a desertos de notícias”, afirma.
O Brasil é um dos 52 países com iniciativas contempladas pelo fundo de equidade da Google News Initiative. Ao todo, foram 450 organizações selecionadas. Na lista brasileira, estão também sites parceiros da Diadorim, como Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo.
Para Paulo Malvezzi, editor e cofundador da Diadorim, a seleção do Fundo de Equidade para o Jornalismo reforça o papel da agência no enfrentamento à LGBTIfobia no ecossistema de notícias do país. “Ficamos muito felizes com esse resultado. Nós produzimos conteúdo sobre direitos da população LGBTI+ brasileira que, como sabemos, é recorrentemente vítima de violência, de exclusão e do preconceito num país marcado por discurso de ódio”, diz. “É nosso compromisso informar, denunciar violações e fiscalizar a garantia dos direitos. E isso é um desafio constante.”
A Diadorim é uma organização de jornalismo independente, sem fins lucrativos, focada na promoção dos direitos da população LGBTI+. Fundada em 2021 por uma equipe multidisciplinar e composta exclusivamente por pessoas LGBTI+, é uma das primeiras iniciativas de jornalismo desse tipo no Brasil.