Sudeste e Nordeste são as regiões com mais candidatos LGBTI+
As regiões Sudeste e Nordeste são as que concentram mais candidatos autodeclarados LGBTI+ nas eleições de 2022, indicou levantamento realizado pela organização #VoteLGBT. Cada uma conta com 81 (37,85%) e 55 (25,70%) candidatos, respectivamente.
No estudo, São Paulo lidera em número de candidatos por estado, com 41 (19,16%) postulantes, enquanto Minas Gerais vem em segundo lugar, com 22 (10,28%).
Nas últimas posições estão Acre, Amazonas e Roraima, que tiveram um candidato cada, e o estado de Rondônia, o único que não teve nenhum nome identificado pelo levantamento. Ambos são da região Norte, que também é a que conta com menos postulantes: ao todo, 12 (5,61%).
Já o Sul e o Centro-Oeste do Brasil ficaram em terceiro e quarto lugares, com 36 (16,82%) e 30 (14,02%) candidatos, respectivamente.
Registro de candidatos
Desde 2014, a #VoteLGBT tem atuado com o intuito de aumentar a representatividade de pessoas LGBTI+ no campo político. O mapeamento realizado neste ano foi feito a partir de questionários preenchidos pelas candidaturas de forma voluntária. Antes da leitura dos dados, a pesquisa verificou quais candidaturas tinham registro confirmado pelo TSE para as eleições de 2022.
De acordo com o levantamento, em outubro o país terá 214 candidatos LGBTI+. O número de candidatos de 2022 ultrapassa em 36,3% o de quatro anos atrás, quando a VoteLGBT mapeou 157 candidaturas.
Para a socióloga Evorah Cardoso, integrante da ONG, trata-se de um resultado “histórico”. Segundo ela, “em um contexto totalmente adverso, de uma reforma eleitoral que reduziu pela metade a quantidade de vagas dos partidos nas urnas, as candidaturas LGBT+ conseguiram um novo recorde”.