Parada LGBT de São Paulo. Foto: Agência Brasil
direitos humanos

Parada LGBT+: pessoas trans poderão retificar registro civil gratuitamente no Arouche

Uma ação da cervejaria Amstel vai disponibilizar cartório no Largo do Arouche, no Centro de São Paulo, para fazer a retificação de registro civil de pessoas trans gratuitamente. O serviço será oferecido no dia 16 de junho, durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade, que integra a programação da Parada do Orgulho LGBT+.

As pessoas interessadas no atendimento precisam fazer um pré-cadastro, a partir do dia 13, pela internet. Quem se inscrever receberá o direcionamento para comparecer e apresentar todos os documentos necessários (confira abaixo a lista). A ação tem 100 vagas.

Os custos para a retificação de registro civil em São Paulo chegam a aproximadamente R$ 500. Em maio, a Defensoria Pública do Estado acionou o STF (Superior Tribunal Federal) para garantir a gratuidade desse processo a todas as pessoas, alegando que a cobrança de taxas implica em “descumprimento” de uma decisão anterior da Justiça que garante à população trans o direito de alterar o registro diretamente em cartórios.

Lista de documentos necessários para a retificação do registro civil:

Desfile

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo — uma das maiores do mundo — acontece em 19 de junho, a partir das 14h, com concentração na avenida Paulista. Neste ano, o evento tem como tema “Vote com orgulho – Por uma política que representa” e conta com atrações como Pabllo Vittar, Liniker, Gretchen, Luiza Sonza e Lexa.

Publicidade

Publicidade

leia+