Lula ao lado de integrantes Secretaria Nacional LGBT do PT. Foto: Lula Marques/ Agência PT
eleições 2022

Datafolha: Lula tem 73% dos votos de homossexuais e bissexuais contra 9% de Bolsonaro

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada em 23 de junho, mostra que a vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) — os dois primeiros colocados nas eleições — é de 64 pontos percentuais entre pessoas que se declaram homossexuais e bissexuais. Na disputa, o petista tem 73% das intenções de voto desse grupo contra 9% do atual presidente.

De acordo com a pesquisa, a corrida presidencial está estável, com Lula à frente, com 47%, seguido de Bolsonaro, com 28%. O candidato Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 8%.

Gays, lésbicas e bissexuais formam o eleitorado no qual Lula tem, proporcionalmente, a maior votação ante Bolsonaro. A vantagem do ex-presidente também é grande entre jovens com 16 a 24 anos (54% a 24%), eleitores com escolaridade fundamental (56% a 22%), pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos (56% a 20%), nordestinos (58% a 19%), eleitores que se declaram pretos (54% a 22%) e no grupo de desempregados que procuram emprego (62% a 16%).

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas em todo o Brasil, em 181 municípios, nos dias 22 e 23 de junho. Todos com idade a partir de 16 anos. Dos participantes, 87% se declararam heterossexuais, 3%, homossexuais e outros 3%, bissexuais. Mais 1% disse ter outras orientações sexuais e 4% não quiseram ou não souberam responder a essa pergunta. Não há pergunta sobre identidade de gênero.

Rejeição a Bolsonaro

Em dezembro de 2021, o Datafolha já havia mostrado que gays, lésbicas e bissexuais são os grupos de maior rejeição a Bolsonaro. Naquela época, entre eles, o índice de quem não vota no presidente de jeito nenhum é de 83%. Na pesquisa mais recente, esse número é de 80%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicidade

Publicidade

leia+