Diadorim está entre contempladas em edital para defesa da democracia, do Fundo Brasil
A Agência Diadorim é uma das 25 organizações selecionadas no edital de Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023, do Fundo Brasil de Direitos Humanos. A lista, que contempla coletivos de 16 estados, das cinco regiões do país, foi divulgada hoje (20 jun.). O edital tem como objetivo apoiar propostas de reconstrução e inovação de espaços de participação e controle social, assim como processos de democratização da sociedade e do Estado brasileiro.
São três focos prioritários de ações: inovação e reconstrução de experiências de participação popular; enfrentamento ao discurso de ódio, aos temas antidemocráticos e às fake news; e popularização de uma cultura democrática, por meio de formação política de ativistas de movimentos populares para o respeito à diversidade e defesa de direitos de grupos vulneráveis.
A Diadorim inscreveu projeto na segunda categoria mencionada acima, se comprometendo a fazer cobertura jornalística da tramitação de projetos de lei, no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas estaduais, que disseminem e/ou promovam discurso de ódio e fake news contra a população LGBTQIA+.
O total em doações é de R$ 1,5 milhão, distribuídos em doações de até R$ 60 mil para cada grupo selecionado, para projetos com duração de até um ano.