O escritor e pesquisador Renan Quinalha. Foto: Divulgação
memória

Em novo livro, Renan Quinalha discute os desafios do movimento LGBTI+ contemporâneo

O escritor e pesquisador Renan Quinalha, professor de Direito da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lança nesta semana o seu novo livro, “Movimento LGBTI+: uma Breve História do Século XIX aos Nossos Dias” (Autêntica). A obra traça um panorama do processo histórico desses movimentos no Ocidente, especialmente em países como Alemanha, Estados Unidos e Brasil.

O lançamento do livro acontece no dia 11 de junho, no Bar Prosa e Vinho, na Galeria Metrópole, em São Paulo, a partir das 13h. Antes, no dia 10, às 20h, Renan Quinalha conversa com a drag queen Rita Von Hunty, em live no perfil do Instagram (@renan_quinalha).

Um dos mais conhecidos autores sobre diversidade sexual e de gênero no país, Quinalha propõe uma reflexão, através de teorias e da historiografia, sobre a questão identitária, a politização e o engajamento necessário para o futuro.

A partir de um olhar geograficamente amplificado, Renan Quinalha concentra-se numa observação sobre o movimento LGBTI+ brasileiro, para o qual dedica um capítulo inteiro. Tomando o conceito de “ciclos” em vez de “ondas”, o autor busca historicizar o desenvolvimento das principais bandeiras, sujeitos e organizações do ativismo organizado no país.

Publicidade

Publicidade

leia+