O que o papa já falou sobre as pessoas LGBTQIA+

O que o papa já falou sobre as pessoas LGBTQIA+

Foto: Claudia Wolff/ Unsplash

Em 18 de dezembro, o papa Francisco autorizou bençãos a casais do mesmo sexo. Esse foi mais um movimento dele para aproximar a Igreja Católica da população LGBTQIA+. Declarações de Francisco a favor dos LGBTQIA+ já acontecem há pelo menos 10 anos.

Foto: AP Photo/Gregorio Borgia

Em 2013, durante uma coletiva de imprensa no voo de volta à Itália depois da visita do papa ao Brasil, Francisco disse: “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”, surpreendendo boa parte dos vaticanistas presentes.

Foto: Vaticano

Ao longo do seu papado, Francisco tem recebido pessoas transexuais como o  espanhol Diego Neria Lejarraga, em 2015. O encontro teria ocorrido após Lejanarraga ter enviado cartas ao Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de adequação sexual.

Foto: Vaticano

Em 2020, o documentário "Francesco", sobre a vida e obra do papa, trouxe uma declaração dele sobre os casais do mesmo gênero: "Os homossexuais têm direito a formar uma família", disse o pontífice, no filme dirigido por Evgeny Afineevsky.

Foto: Discovery+

Para alguns, a declaração do papa sobre a benção em casais formados por gays e lésbicas seria o primeiro passo rumo a um futuro matrimônio católico homoafetivo. Mas especialistas em religião explicam que não é bem assim, uma vez que o documento emitido pelo Vaticano sobre a revisão da benção também deixa claro uma reafirmação do que é o sacramento do matrimônio.

Foto: Vaticano

texto: Mari Zendron fotos: AP, Vaticano e Discovery+ 23 dez. 2023