Vale PCD: Acessibilidade para pessoas LGBTQIA+ com deficiência

Vale PCD: Acessibilidade para pessoas LGBTQIA+ com deficiência

Foto: Acervo pessoal

Em 2020, Priscila Siqueira e Emmanuel Castro fundaram a Vale PCD, uma ONG dedicada à visibilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência da comunidade LGBTQIA+. Eles queriam criar um mapa colaborativo para avaliar estabelecimentos no Brasil.

Foto: Acervo pessoal

O mapa colaborativo, criado para tirar as pessoas de casa, foi lançado uma semana antes da pandemia. Com o isolamento social, a ONG adaptou-se, redirecionando esforços para atender a uma nova demanda: psicoterapia online.

Antes da pandemia, a terapia online era rara, mas Priscila viu uma oportunidade. Ela ofereceu atendimento a preço acessível para pessoas com deficiência fora do Recife. 

Foto: Claudia Wolff/ Unsplash

Após o fim das restrições, a Vale PCD realizou a primeira Parada Nacional do Orgulho da Pessoa com Deficiência, reunindo 800 pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. Um marco de celebração e inclusão.

Foto: Acervo pessoal

As festas do Vale PCD são mais do que comemorações. Elas são espaços acessíveis, organizados por pessoas com deficiência, desde a produção até a parte artística. Recentemente, a edição de Halloween foi um sucesso!.

Foto: Acervo pessoal

Atualmente, a Vale PCD oferece além da psicoterapia: orientação profissional, fonoaudiologia, palestras e consultoria para empresas. Desde 2021, mais de 500 pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde.

texto: Lívia Batista imagens: Vale PCD 16 nov. 2023